Destaque-se no mercado jurídico.
Crie documentos inovadores, claros e eficientes

Matrículas abertas em:

0
DIas
:
0
Horas
:
0
Min
:
0
Seg

O que você vai aprender

O curso ensina a unir prática jurídica e fundamentos de design para criar documentos eficientes. Um parecer que orienta, uma petição cujo pedido é acolhido, um contrato que as pessoas compreendem e assinam.

Fundamentos de design
Como iniciar um projeto de visual law
Contrato, petição e parecer: características, limites e objetivos
Como conhecer e abordar as necessidades dos usuários
Visual law no Judiciário: o que pode e o que não pode
Texto ou imagem? Quando e como usar
Elementos visuais e QR code
Linguagem clara e objetiva
Criar gráficos, tabelas e fluxos customizados

O que você não vai aprender

Como usar softwares de design gráfico (Illustrator, InDesign,Photoshop)
Como usar editores de texto (Word e outros) do zero. Você tem que já usar o Word.
Como usar softwares de apresentação (Powerpoint, Keynote)

Clareza, eficiência, organização

O curso ensina a unir prática jurídica e fundamentos de design para criar documentos eficientes. Um parecer que orienta, uma petição cujo pedido é acolhido, um contrato que as pessoas compreedem e assinam.

Precisa ser colorido, ter imagens e QR Code? Só se trouxer eficiência. E como a gente descobre? Unindo experiência jurídica com abordagem de design.

Criei os primeiros cursos de legal design e visual law no Brasil e venho acompanhando profissionais do direito em projetos e mentorias. A Oficina nasceu da vontade de ensinar de um jeito prático o que levei anos para aprender em projetos e pesquisas. Unindo a minha vivência em direito empresarial, processual, contratual e design.

E por que se chama Oficina Direito & Design? Porque é um curso prático que ensina a aplicar o design no direito. Porque estamos no Brasil e falamos português. Se queremos descomplicar o direito precisamos começar dentro de casa.

No curso você vai aprender o que existe por trás da escolha dos gráficos, cores e fontes. Vou te ensinar a pensar como um designer. Você vai entender porque copiar modelos e layouts prejudica o seu documento. Vai aprender a usar o design na sua área de especialidade. No seu tempo, do seu jeito. Não tem receita pronta.

E por que um curso focado na informação jurídica? A informação é a matéria prima do direito e também é serviço. É impossível prestar bons serviços sem uma boa comunicação: clara, eficiente e organizada.

Após o curso você será capaz de:

Criar documentos mais objetivos
Melhorar a exibição de provas e argumentos de defesa
Compreender as necessidades de diferentes usuários da informação jurídica
Escolher o formato adequado para comunicar-se "com quem não é do direito"
Melhorar a compreensão de contratos e pareceres
Evitar os maiores erros do visual law
Definir o que deve e o que não deve ser abordado nas suas peças
Fazer, contratar e gerenciar projetos de visual law
Quem deve fazer?
Profissionais de direito do setor público
Quem advoga em escritório
Quem advoga em jurídico de empresa
Sócio ou sócia de escritório
Estudantes de direito que querem sair na frente
Quem não deve fazer?
Pessoas que não possuem vivência jurídica.
Estudantes de direito sem experiência profissional.

Veja alguns resultados dos alunos da OD&D

A Oficina ajudou a Andrea a fazer as pazes com o direito. Ela descobriu que pode ser uma profissional plural. As "várias Andreas" podem coexistir sem ficar escondidas no seu trabalho como advogada.
O design também fez diferença na hora de ser contratada. A nova empresa queria um profissional que dominasse as técnicas de legal design e visual law.

Para Jessica a Oficina Direito & Design foi transformadora. Uma mudança de mentalidade que ela fez questão de compartilhar com todo o time da Br Malls. Com os advogados e a área de compliance. Para ela, o aprendizado tem tudo a ver com o jurídico que é focado em negócios. Em encontrar soluções simples.

Jessie vem aplicando os ensinamentos em documentos internos do TJSP.  Ela acredita que para colocar em prática uma comunicação  eficiente é preciso mudar a forma de pensar. E a Oficina ensina isso.

“A Ana não te ensina apenas o que é e como fazer. Ela te ensina a pensar.”

Para o sócio do Clodomir Araújo Advogados a aplicação do Visual Law foi ganhando corpo à medida que a equipe via os resultados. Ele conta da cliente que ficou impressionada com a clareza de uma defesa.

Fala também das frentes em que o escritório vem aplicando as técnicas aprendidas na Oficina Direito & Design.

Beatriz conta que o aprendizado da Oficina refletiu tanto na sua vida pessoal quanto profissional. Ela atua em direito médico. Uma das aplicações de sucesso foi nos documentos de uma clínica de reprodução assistida. O aprendizado da Oficina levaram clareza e segurança. Um ganho tanto para os pacientes quanto para os donos da clínica - seus clientes -que ja encomendaram outros trabalhos.

Estágio combina muito  com visual law. Rafael é apaixonado por inovação e buscava um escritório onde pudesse estagiar fazendo o que gosta. A Oficina Direito & Design foi um destaque em seu currículo, ele teve várias propostas e pôde escolher um escritório que se encaixa em seu perfil. “Fez muita diferença nas entrevistas. Porque onde eu ia as pessoas perguntavam do curso, as pessoas perguntavam é… o que eu aprendi e tudo mais.

A Oficina Direito & Design aprimorou as noções de contrato e  mapas visuais que a Elseana já possuía. Ela atua em direito digital e os conhecimentos vem sendo usados em propostas e documentos de proteção de dados. O visual law veio complementar a sua experiência jurídica de várias décadas. Um casamento perfeito.

Ao transformar uma petição importante, Fernanda e sua equipe perceberam o papel estratégico das técnicas aprendidas na Oficina. Hoje todos os documentos do escritório recebem as técnicas que garantem objetividade e resultado para os clientes.  “Tá todo mundo muito empolgado aplicando essas técnicas porque a diferença é muito grande. Vale a pena.”

Rui é um advogado que busca estar atualizado e se aprimorar. Para ele a Oficina Direito & Design é fundamental para estar em sintonia com o Direito 4.0
“Foi uma experiência é gratificante. Eu aprendi bastante. Aprimorei aquilo que eu já vinha praticando, aplicando minhas peças do direito, que agora a gente está vivendo o direito 4,0 e quem não se aprimorar vai ficar pra trás.”

Brenda fala sobre a absolvição de uma cliente, um caso de aplicação de visual law em memoriais. A defesa foi construída pela equipe durante as mentorias. “No agravo de instrumento, nós conseguimos desbloquear parcialmente os bens dela e depois, na ação no primeiro grau, a usamos em memoriais que foram despachados com o Ministério Público. Na sexta feira veio o resultado tão positivo da sentença de absolvição.”

Quem é Ana Holtz?

designer e advogada

Ana é obcecada por entender os usuários. Sua especialidade é aplicar a abordagem do design na prática jurídica diária, pois acredita que o direito complicado, como vem sendo ensinado e praticado, não cabe mais no mundo de hoje.

Após mais de 20 anos de experiência na gestão de departamentos jurídicos de empresas multinacionais, seu objetivo atual é ensinar profissinais do direito a se destacar através de documentos mais simples, claros e eficientes.

Ficou com alguma dúvida?

Como faço a minha matrícula?

No dia 28 de Novembro (segunda-feira) às 08h00 (horário de Brasília) as matrículas serão abertas. Vai ter um botão de COMPRAR nesta página. Basta clicar, preencher seus dados pessoais e financeiros e você recebe uma senha de acesso ao curso. Simples assim!

Este é um curso de Legal Design?

Este é um curso de Legal Design com foco em documentos jurídicos. Legal Design é um termo amplo e significa a aplicação do design no direito para criar diferentes tipos de soluções como, por exemplo, documentos jurídicos.
A informação jurídica é um elemento crucial no sucesso ou fracasso do profissional do direito.
O curso ensina como aplicar técnicas de design para melhorar a informação jurídica e produzir documentos eficientes, o que vem sendo chamado também de Visual Law.

Nunca fiz nenhum curso nessa área, não sei nada de design, posso participar?

Basta ter conhecimento jurídico. O curso foi construído para que o profissional do direito entenda e incorpore o design na sua rotina, mesmo sem nunca ter tido contato com o tema.

Já fiz outros cursos do gênero, devo participar ?

Com certeza. Design se aprende fazendo, é uma evolução constante. Com a experiência somos capazes de fazer novas descobertas e encontrar diferentes soluções.
O curso tem uma abordagem única do design da informação e exercícios que você aplica nos seus documentos, na sua área de atuação, dentro da sua realidade. Esse curso é o resultado de anos de ensino de legal design e visual law, entendendo a jornada de aprendizado do aluno e acompanhando a aplicação prática no seu nicho de atuação.
Sim. É um curso diferente dos outros. E também deve ser revisto em diferentes momentos, diante de diferentes problemas e contextos. É assim que o design funciona.

Quanto tempo preciso reservar para fazer o curso?

Seu tempo é valioso. Usamos recursos audiovisuais e dinâmicas práticas para que o aprendizado seja rápido e eficiente.
Para aprender de verdade você vai precisar assistir as aulas e fazer os exercícios. E você pode escolher quando e como, no seu tempo, dentro da sua rotina.
Vocé vai precisar de aproximadamente 24 horas para assistir as aulas e fazer os exercícios. As aulas são liberadas gradativamente para que você absorva o conteúdo e evolua com os exercícios.

Terei acesso às aulas durante quanto tempo?

O aluno tem acesso ao curso por 1 ano a partir da data de aprovação da compra. Nesse período o aluno pode rever as aulas quantas vezes quiser.

Não tenho nenhum conhecimento jurídico, devo participar?

Não. O curso trata de questões jurídicas na prática. O aluno que não possui repertório não conseguirá acompanhar as aulas.

O curso tem certificado?

Sim. O aluno que assistir todas as aulas receberá o certificado de conclusão.