Direito & Design
O PODCAST DE LEGAL DESIGN
NOTAS DO EPISÓDIO
Temporada
2
Episódio #
12

Legal Design no Escritório de Advocacia

Como aplicar legal design em um escritório de advocacia? Qual o caminho para engajar a equipe? Como incorporar o visual law no contencioso? Neste episódio converso com Brenda Araújo e Clodomir Araújo Jr. Eles contam como o design vem revolucionando o atendimento a clientes e trazendo resultados em áreas tradicionais como o direito penal e o direito administrativo sancionador.

Sumário
  • Introdução
  • Linguagem clara

Introdução

[00:00:10] Olá, eu sou Ana Holtz e esse é o Direito & Design. Como é aplicar o designer da informação no dia a dia de um escritório de advocacia? Estou aqui com a Brenda Araújo e com o Clodomir Araújo Junior, irmãos e sócios no Clodomir Araújo advogados. A Brenda atua no contencioso e consultivo em direito empresarial e direito administrativo, e o Clodomir no direito penal econômico e no direito administrativo sancionador. Muito obrigada por aceitarem o convite para esse episódio do podcast. Eu admiro o trabalho de vocês e da equipe e acho muito interessante a forma como vocês levam a inovação, de resultado mesmo, para um escritório que atua em áreas clássicas/tradicionais do direito, como o administrativo e o direito penal econômico. Muitos advogados imaginam que o design não combina com essas áreas, mas vocês vêm mostrando que não só combina como traz resultados. O microfone é de vocês sejam muito bem vindos. 


[00:01:12] {Brenda} Obrigada Ana, pela receptiva e pelo convite, e especialmente pela oportunidade que a gente está tendo de compartilhar um pouco da nossa vivência no legal design até aqui.


[00:01:27] {Clodomir} Obrigado Ana também. Só temos a agradecer a oportunidade de compartilhar nossas experiências e sobretudo tentar demonstrar que o design veio para ficar no direito.


[00:01:41] {Ana} Vocês podiam contar um pouco dessa experiência e do que é que o design tem gerado na percepção dos clientes.


[00:01:50] {Brenda} Ana, foi um processo que fez a gente perceber que estávamos seguindo um fluxo muito comum na advocacia, especialmente para quem trabalha com um contencioso estratégico - como é o caso do Clodomir Araujo advogados - um fluxo de dedicar muito foco, muita atenção aos documentos que a gente produz pra dentro da lide. Como as petições, memoriais, enquanto a gente tinha um potencial enorme para melhorar a comunicação com o próprio cliente. Eu vejo que na hora de vender uma solução jurídica a gente observa que o mercado reproduz uma fórmula que perpetua aquela sensação de “eu não entendo nada dessa linguagem de advogado''. Normalmente são propostas ou muito sintéticas, ou muito prolixas, que dependendo do cliente nem vai ler o documento todo e já vai pular pra parte do valor, e que dependem de uma longa explanação do advogado para tentar se fazer entender. Um processo que se o cliente absorver metade da mensagem que está tentando ser passada, já é muito! E foi dentro desse contexto que nasceu uma nova proposta de honorários, visualmente atrativas, com uma linguagem e uma abordagem toda pensada para o cliente entender, mesmo sem explicação. Ali a gente lista para o cliente quais são os desafios que nós enxergamos para a situação, as soluções propostas, os impactos positivos, e claro, o investimento. 


{Clodomir} Como a Brenda falou, nós centramos a aplicação do legal design no escritório partindo de dois pressupostos. Melhorar nossa comunicação com o cliente, desburocratizar essa comunicação e torná-la mais inteligível, para que o cliente possa de fato entender e a partir disso valorizar mais o nosso trabalho. É muito comum você participar de algumas reuniões, mais estratégicas, que o cliente tem certa deficiência de entender alguns passos técnicos que o processo exige, e a essa debilidade na comunicação. Então nosso primeiro foco foi melhorar a comunicação com o cliente. Optamos por fazer essa modificação primeiro na nossa proposta de honorários, para deixá-la mais clara e objetiva com ferramentas bem atrativas. Pensando em um documento que de fato o interlocutor possa ter compreensão do que se está comunicando.


E o segundo ponto é o da comunicação no processo, na atuação do escritório em si, nas causas, nas defesas, na propositura das ações, e estamos tendo essa resposta positiva. Recentemente participei de uma defesa em um conselho regional na carteira do Direito Administrativo sancionador do escritório e nós fizemos a apresentação de um memorial defensivo no julgamento com o Conselho Regional de profissão que envolvia médicos, e portanto, necessidade de fazer o uso de uma linguagem mais acessível àqueles profissionais que não são da área jurídica, mas que estão ali colocados a participar de um julgamento de um colega de classe. E antes de nós fecharmos o documento nós passamos uma versão para nossa assistida e ela fez vários elogios, “que nunca tinha visto nada igual” e que o documento estava bastante claro. O feedback que nós tivemos foi muito interessante. E a partir desse momento, que começamos a ter esse feedback, vamos criando coragem e incentivo para usar mais essas ferramentas.


[00:05:59] A nossa ideia é abrindo a capital falamos disso o escritório é realmente envolver a equipe para que a nossa equipe possa perceber que essas ferramentas elas fazem a diferença.


[00:06:14] No final das contas você acaba falando de otimizar num conselho regional. Isso é muito interessante porque é nesse caso que era uma matéria médica já que tem toda uma terminologia complicada em termos técnicos de medicina. E aí quando você aplica uma linguagem simples você não alisa aí para quem causa. Então o que você já me contou antes a gente estava conversando. E como a linguagem vem junto ao design como a palavra a melhor palavra melhor expressão. O trabalho tem isso também é muito importante na hora de decidir.


[00:06:59] Com certeza é assim o relato de uma experiência aos profissionais do direito temos uma linguagem um vocabulário uma gramática muito peculiar e gramática nem sempre.


[00:07:14] Na maioria das vezes não é acessível para todos.


[00:07:18] Então parte das ferramentas dessa aplicação do design desburocratizar essa linguagem torná la mais acessível torná la mais objetiva torná la mais inteligível. E esse é um dos pontos aí o que eu acredito que são centrais na aplicação do design na área jurídica.


[00:07:39] Esse foi um movimento que a gente percebeu que começou a partir das causas judiciais.


[00:07:46] No nosso escritório muito voltado para a área para atuação no contencioso e a gente rapidamente direcionou essa abordagem também para o cliente. Como você. Como você mencionou a proposta. A gente acabou percebendo que uma proposta com um aspecto visual mais atrativo. Linguagem mais direta deixando de lado alguns botões jurídicos que são mais praxe da profissão do que outra coisa a net não precisa deixar de lado a técnica de lado mas tem certos jargões que você também não precisa carregar quando você está


[00:08:22] Apresentando um serviço cru pro seu cliente.


[00:08:26] Isso tudo acabou trazendo um feedback muito positivo para a gente. Dois clientes também.


[00:08:34] Alguns até elogiam expressamente esse aspecto visual e a gente desenvolveu esse documento com a ajuda de uma agência de comunicação especializada em marketing jurídico que nos ajudou porque eles compreendiam o escopo todo do trabalho um projeto super gostoso de conduzir o que ele fez com que nós mesmos pensassem mais sobre os mesmos problemas a partir de uma abordagem diferente.


[00:08:59] E eu acho que foi um dia desses quando uma cliente disse para mim que a proposta era muito linda e que ela pagaria o valor que eu quisesse cobrar porque ela já estava convencida antes mesmo de saber o preço. Aí ela olha para olha o tipo de serviço que nós éramos pra estar no caso dela. Então um aspecto que eu acho bem bacana lá é que o documento assim no meu caso específico da proposta se tornou um abre alas que muitas vezes a gente sabe que descreve a relação com o cliente. A primeira vez com um cliente novo vai ver um documento feito por você e a mensagem que ele passa inclusive serve pra ganhar uma expectativa com relação àquilo que está sendo contratado


[00:09:46] E é muito interessante. Vocês têm uma maturidade muito grande para trabalhar o design do escritório na índia e percebendo as diferentes nuances dos diferentes tipos de usuário então na hora de fazer uma proposta cabe uma marketing mas na hora de fazer uma peça de contencioso.


[00:10:08] Aí é um trabalho multidisciplinar de equipe mas são esses diferentes usuários falando agora do Conselho Regional de Medicina. Depois é você fazer um memorial e o outro usuário você falar com o cliente também há outro. São sutilezas que isso vai afinando com o tempo.


[00:10:33] Como é que e que vem agindo e mudando o jeito que o pessoal fala no escritório que o pessoal trata nem imagino que vai mudando até uma cultura como tem sido isso.


[00:10:44] Então eu vejo da seguinte maneira o design da informação ele revoluciona a maneira com que você acabe com o que você tem as ideias. é uma coisa difícil de explicar porque não deve atuar no nível de cognição da pessoa. Então eu acho que sim sim acaba mudando a forma como você se comunica. No geral é envolver a equipe nesse processo acaba sendo interessante para colocar todo mundo digamos que na mesma página uma página em que as soluções jurídicas vão ser pensadas de maneira inovadora o que engloba dentro disso a linguagem também. Então eu vejo muito esse movimento da equipe hoje dizer não para aí mas essa linguagem aqui não está tão adequada para isso vou me adaptar ao documento e se esse é um ofício que vai ser enviado para o interior do estado é usuário desse ofício é uma pessoa que vai conseguir compreender se você produzir a decisão judicial ou alguma coisa mais complexa dessa forma traduzir então essas essays. Esses ensaios têm sido cada vez mais recorrentes.


[00:11:53] Com o tempo a gente vai assim dentro das principais processos de atendimento do cliente.


[00:12:00] De alguma forma fiz oficialmente uma regra que no nosso caso a gente tem que ver com todo mundo faz uma exposição. Algumas vezes a gente tem acesso a cópias que podem traduzir isso gente. O primeiro momento na sequência para apresentar uma proposta específica de estratégias iniciais na sequência vem a assinatura do contrato.


[00:12:31] Acho que a gente não vai ter que mexer nisso para torná los mais visual e os contatos formais com coisas incríveis para apresentar relatório de acompanhamento a gente também já vem aplicando o design e também logicamente na entrega do serviço diretamente naquela atuação processual.


[00:12:53] Acho que a gente está participando uma evolução começando a aplicar a ideia em cada parte do processo de atuação o escritório sempre utilizar as ferramentas de design.


[00:13:06] Caminhando e acaba sendo uma praga porque você começa todo e quer melhorar um monte de coisa aí você quer moldar uma praga bem e vai crescendo.


[00:13:20] A praga do belo lógico que fica na tua cara.


[00:13:24] É interessante que é uma praga de administrá la dando um acolhimento melhor para o cliente repensar toda a relação como um todo e tudo mais. Eu acho legal ver isso e sabe se espalhando pela equipe toda. E aí nesse nesse contexto é importante que a equipe também seja qualificada.


[00:13:45] Não adianta você pensar em se qualificar sozinho enquanto só uma pessoa e querer passar tudo porque é um processo mais complexo e que ele acaba. Como eu falei antes promovendo uma mudança na forma de pensar então você acaba ficando isolado. Se você não envolver a equipe nesse processo.


[00:14:08] Eu assim que realmente virando


[00:14:14] E conseguindo mais resultados e que envolvem mais gente dentro da organização seja no escritório jurídico dos três porquinhos. E são lei as engrenagens. E é muito pesado para você tocar sozinho no início é muito trabalhoso a gente vai pegando a mão ou aprendendo ganhando agilidade com o tempo mas precisa olhar de diferentes pessoas e tocar sozinho. é muito pesado mesmo então se a equipe não está junto eu o vejo como algo muito difícil até sócios às vezes a gente vê um sócio uma sócia que está mais ali fazendo e alguém que não acredita e precisa começar a ter resultado. Daí o é realmente abraçar. é muito interessante ver vocês dois trabalhando né. é muito bacana sim o irmãozinho e cada um numa área juntos. Assim é muito bonito vê esse trabalho de vocês. Tive a oportunidade de ver alguns meses.


[00:15:30] É um processo muito bacana aqui tem muito mais a enriquecer a entrega do escritório se ele for feito coletivamente.


[00:15:37] Você observa que quando a equipe tem qualificação técnica isso também ajuda no processo de refinamento dos materiais que são produzidos. A equipe ganha um local para executar e também opinar em cima do que está sendo produzido. Nós iniciamos essa jornada do design inicialmente e o colocou em junho só nós dois. Vamos ver qual é esse negócio novo e tudo e fomos picados por isso imediatamente e não muito tempo depois a gente percebeu que nós queríamos muito a ganhar se nós colocássemos a equipe toda na mesma página.


[00:16:20] Temos até um caso bem interessante. Se um dia desses a gente foi contratado para atuar numa causa que tem uma situação processual super complexa sua cara atrapalhada é uma ação de improbidade administrativa com muitos réus. Imagine fazer um processo que tramita há 14 anos não passou da fase da citação ainda.


[00:16:40] Daí a gente percebeu que todo mundo estava tentando se explicar no processo em textos enormes e que ninguém entendia e por isso ninguém conseguiu provimento jurisdicional.


[00:16:49] Isso já era esperado. Era um típico caso que era necessário literalmente desenhar o caminho do problema.


[00:16:57] E aí a nossa equipe se engajou e elaborou o memorial de várias técnicas de visual só destacou o que tinha de importante e fez duas linhas do tempo marcando o curso correto do processo. Os vícios que aconteceram no caso concreto e foi um processo bonito de observar o que teve a colaboração de pelo menos umas quatro ou cinco pessoas. E todo mundo conseguiu concluir nesse processo que é sempre um olhar externo de alguma outra pessoa da equipe que também era treinada e que às vezes tinha um certo grau de envolvimento ou não tinha nenhum grau de envolvimento com a causa. Davam um toque de aprimoramento no trabalho enquanto se conclui que é um processo que ele é potencializado quando ele é feito coletivamente.


[00:17:42] Isso é muito interessante porque é você ter o olhar de quem tem expertise jurídico e eu sempre digo o design é um bom catalisador que veio pra melhorar a entrega do trabalho do especialista jurídico. Não existe design que salve e quem não tem conhecimento da matéria técnica. Então você tem os conhecedores da matéria. Mas aí você tem pessoas na equipe que às vezes não conhecem aquela matéria porque não atuam naquela área ou não tiveram contato com o cliente. Não conheço os fatos quando essas pessoas opinam no trabalho final.


[00:18:25] Também tem muita contribuição porque é um olhar fresco e é isso que você acabou de dizer. No final todo mundo da equipe pode contribuir e as pessoas vão vendo o resultado porque aí você tem o julgamento o provimento.


[00:18:47] Isso vai motivar mais eu tenho um caso pra contar também. Eu contei contando outro dia francïœs também muito bacana que foi o seguinte a gente chegou no escritório uma causa que era apenas para a gente fazer. Oral no julgamento da apelação então a causa já chegou toda trabalhada.


[00:19:14] Era um caso relativamente simples e juridicamente digamos assim.


[00:19:19] Mas a gente percebeu que a forma como as teses tinham sido apresentadas ao longo do processo estava muito confusa e que justamente pela simplicidade do caso a tendência da turma na sessão de julgamento é essa apenas seguia na altura pelo perfil da relatora e pelos seus precedentes a gente já estimava que não tinham provavelmente o total do que o nosso cliente estava esperando. Então o desafio foi bem pontual desta vez ele foi criar um memorial que fosse tão claro e objetivo que estimulasse uma possível divergência na turma. A gente fez isso bem bem delimitado todo mas a gente tem aplicando as técnicas de visual logo destacamos uma linha do tempo que só tem uma forma de mostrar a ordem que se deu acaba a relação contratual. Ela já diz constituía a tese da parte contrária. Também destacamos bem bonitinho Mario julgadas favoráveis dos mesmos integrantes da turma dos mesmos desembargadores. O resultado foi muito legal. O memorial foi inclusive citado na discussão que se travou na sessão de julgamento. O cliente teve um resultado que ele esperava talvez até melhor e a gente ainda teve um filho Beto é super positivo do jurídico da empresa que é uma multinacional gigante e que talvez não esperasse uma inovação desse tamanho vindo de um escritório situado em Belém do Pará. Tirem suas próprias conclusões porque aqui no Brasil quando o documentário se mostra funcional e o resultado alcançado qualquer franzir de testa aqui se fez numa primeira impressão desse documento cai por terra porque ele mostrou sua utilidade.


[00:21:07] Ele só queria uma verdade então tinha aqui uma confusão com outra pessoa antes e daí o que eu diria até


[00:21:19] Que o máximo não você tem todo um trabalho de estratégia processual. Então é isso que é importante as pessoas enxergarem que não é simplesmente uma entrega de um documento é um jeito de escrever desenhar de representar visualmente.


[00:21:40] Primeiro conhece o seu jogador e só julgadora. Você foi lá saber quem era e é a chance. O que aconteceria com o voto essa relatora e fez um prognóstico. Aí vocês argumentaram o que vocês queriam separar na jurisprudência. Como seria isso depois da estratégia concebida. Aí você vai pra parte da interface visual. Então é todo um trabalho de estratégia processual junto com a técnica de design.


[00:22:18] Quando é Cesar o jogador que além da atuação no contencioso nas disputas judiciais em se tratando de peças processuais específicas você tem a vantagem de conseguir delimitar bem quem são os usuários do documento e qual a necessidade mais comum deles. Dá para criar uma ou algumas personas no caso trazendo ali aquela figura do marketing. E se quiser ir mais ao fundo como foi nesse nosso caso concreto para uma atuação mais estratégica dá para fazer algo direcionado para um determinado jogador. Para você fazer um mapa de empatia porque num determinado momento aquele magistrado também vai ser. é aí que eu vou colocar entre aspas o cliente daquela pessoa. O vai ser o usuário o destinatário final daquele serviço e dependendo do caso pode se tornar assim muito interessante mapear esse perfil para aumentar a chance de um resultado favorável.


[00:23:18] Perfeito. Quer dizer se estão voando aí com todas as ferramentas e possibilidades do design que é você entender que o problema que se quer resolver não existe fórmula mágica receita de bolo sempre do mesmo jeito que a gente precisa que o julgamento que a gente precisa.


[00:23:38] Eu acho que é menos dialogante e que nós atuamos em áreas que são tidas como conservadoras como formais que é o Direito Criminal o Direito Administrativo sancionado que são os carros chefe do escritório.


[00:23:53] Então é uma advocacia muito associada ao conservadorismo e apesar disso ou talvez justamente por isso aqui no geral essa experiência como diz o blog o design tem sido bem amadora. E quando a gente apresenta documentos que são visualmente diferentes do que é o tradicional do judiciário a gente observa todo o tipo de olhar de volta de curiosidade de entrega dissipando mais até agora pelo menos esses olhares têm vindo acompanhados de um sorriso. Quando a gente consegue a oportunidade de despachar os documentos presencialmente. Então eu acho que será feita aqui se compreende que a aplicação técnica visual das pessoas não significa fazer petições pintadas ou pessoas coloridas que é muito mais do que isso. Você compreende como não é uma ideia antagônica a de determinadas áreas do Direito tidas pouco mais conservadoras. A gente costuma receber muito de colegas sem a ideia.


[00:24:59] Apesar de a gente já estar vendo um movimento no judiciário a gente já tem uma manifestação do CNJ porque quando se fala de design a coisa fica muito vaga e as pessoas. é isso que você falou. Imaginou peças pintadas e coloridas e eu conheço as peças de vocês. Então elas são sóbrias.


[00:25:21] Elas são claras e elas entregam a informação mastigado para quem vai ler.


[00:25:29] É essa a característica que encanta o julgador encanta o usuário.


[00:25:38] Não tem como não gostar não só é inédito que você traduziu o e sorriso para o nosso lado.


[00:25:45] Eu nunca tinha pressa desse jeito.


[00:25:49] Os assessores recebem quem ajuda também a gente foi despachar aquele caso usasse seu complexo que a equipe trabalhou como juiz suspenda as antigas assim e ele falou moço eu nem sabia que estava usando essas coisas achei muito interessante e em Belém.


[00:26:09] Estamos aí então no centro de São Paulo no Rio de Janeiro.


[00:26:16] É importante as pessoas verem que quando você facilita a vida de quem lê é muito simples ou tirar por si é muito fácil.


[00:26:25] Você tem uma peça que é um rolo de 30 linhas sem parágrafos sem margem sem nada e o que você tem numa peça mais atrativa que os elementos mais destacados que você já sabe e pode direcionar o olhar neurolinguística.


[00:26:42] A questão é você pontua uma coisa interessante no início você já falou pela nossa proposta.


[00:26:49] A gente trabalhou com uma empresa de comunicação e marketing e o outro tipo de design.


[00:26:56] E as peças no Judiciário. A nossa linha é outra porque as pessoas confundem o design de marketing com o design informativo com design e técnico que você tem uma abordagens diferentes das minhas.


[00:27:14] Se eu pudesse deixar alguma dica para quem quer começar a aplicar essas técnicas a primeira coisa que eu diria seria não se aventura em não sejam amadores desenhando petições. Saibam discernir o público quando requerer a ajuda de um especialista quando se socorrer de uma consultoria ou se socorrer de uma agência de marketing como foi nesse caso.


[00:27:40] E quando você e sua equipe conseguem dar conta do recado desde que qualificados para não está fazendo previsões desenhadas que essa não é a ideia é ter paciência para entender que o design da informação não é apenas aprender a diagramação ou qualquer outro programa muito pelo contrário isso só é a cereja do bolo se trata de um processo que é muito mais complexo que envolve a forma como você trata isso com as informações tem muito pouco por trás do desenho. Isso foi uma coisa que a gente já aprendeu na teoria e vem sentindo na prática.


[00:28:21] Você ganha agilidade no dia a dia também.


[00:28:23] No começo demora muito o começo é mais difícil mas com o tempo isso vai ganhando cresce um pouco suspeita para falar o que cerne da ideia de que o Windows era só o 12 Janeiro o Windows 98.


[00:28:39] Então eu confesso que eu descanso ou um documento pra mim e eu faço isso assim num sábado à noite com uma cerveja na mão tranquilamente.


[00:28:52] Olha você falou um negócio maravilhoso você sabe que eu também relaxo escolhendo cores às vezes escolhendo Cony ficou lá e curti.


[00:29:04] E aí eu acho que tem esse lado também que pode ser gostoso né. Pode ser agradável lógico.


[00:29:10] A gente tem casos de agressão mas dependendo da situação também dá para exercitar.


[00:29:17] E no Brasil é hora de terminar com um direito de uma maneira mais leve e mais divertida.


[00:29:26] Mas claro que isso eu aprecio não é todo mundo que vai praticar o design que tem que sentar e programar. Não precisa tenho muitas alternativas. Também não gostei. Não queria vindo caminho fazendo isso muito tempo.


[00:29:43] Brenda então hoje o que vocês fazem dentro de casa.


[00:29:49] O que vocês sentem necessidade de atingir os valores que a gente usa para avaliar isso.


[00:29:57] O público e a relevância da causa como no caso da proposta de honorários que a gente mencionou anteriormente um documento mais de marketing mesmo que foi feito há alguns anos atrás a gente não tinha segurança de diagramação sozinho e foi muito importante a participação da agência que são especializados nisso e eu creio que o tempo que você tem para desenvolver também seja um fator relevante.


[00:30:27] Se você tem uma causa que ela é muito estratégica você sabe que vai ter um prazo em breve e você tem que amadurecer as teses jurídicas e de repente precisa de alguém começando a diagramação e seja algo muito relevante ou muito midiático como nós fazemos uma advocacia estratégica que não raro envolve casos mediáticos. Então eu penso que isso ocorra de alguém de fora. Nós estamos desenvolvendo internamente os nossas petições a grande maioria após um processo longo de qualificação nosso e da equipe.


[00:31:07] Mas não descartamos sim para nos socorrer de consultorias para fazer isso e aquilo que você nos ensinou se tem que fazer o custo benefício da operação. Você dá conta aí vale a sua hora de trabalho você vai fazer aquilo sozinho ou você consegue explanar suas ideias desenhar e passar para um terceiro executar.


[00:31:31] A gente quando começa como advogado quando começa a trabalhar nessa parte do design e usa softwares falando da parte do acabamento a gente sofre muito e gasta muito tempo. Assim nem sempre você pode ficar num sábado à noite com uma cerveja brincando às 17h.


[00:31:49] Realmente a coisa pegando fogo é se não tem experiência mesmo que conhece.


[00:31:56] A técnica a ferramenta acaba apanhando mais e isso impediu o quanto valeu a hora do seu advogado no escritório em várias horas sofrendo com alguma coisa que alguém faz rapidinho.


[00:32:11] E esse custo benefício mesmo e é esse processo que além de você entender como que melhor o documento do tempo porque não dá pra fazer do dia pra noite né.


[00:32:25] Cintia ainda está falando que a ideia precisa assentar em que precisa olhar. Você é um caso de repercussão uma vez que essa rede e não é assim para desenvolver o design pra amadurecer.


[00:32:41] Você nunca vai terminar um trabalho desses. Terminei de e agora vou protocolar. Você tem que não um. Você tem que dormir uma noite de outras pessoas e assim vai dar para aprimorar um pouco mais. Realmente é um processo químico e bastante tempo.


[00:32:57] A gente trabalhou juntas na questão do habeas corpus aqui a ideia era formatar algo que fosse mais rapidinho mais fácil de tocar atendem os prazos. E diante de tudo o que o habeas corpus requer de urgência é que tem um outro lado agindo dessa questão o manual e artesanal. A gente estava falando Brennan com certas causas que não tem e não pode se dar ao luxo de ter todo o tempo né.


[00:33:29] A questão chegou como um ponto importante.


[00:33:32] A gente tem na defesa das defesas criminais especialmente nas defesas de liberdade que as demandas na maioria das vezes exigem uma atuação sempre urgente.


[00:33:47] O advogado então você é constituído num dia na maioria das vezes se for o caso de prisão você tem que achou naquela que é um dia no próximo dia daqui a dois dias no máximo você tem que entrar com habeas corpus. O que a gente já tem mais ou menos uma metodologia de trabalho na equipe estabelecida quando essas situações acontecem e a gente agora vem tentando implementar o design adaptar capital Design para a própria atração de habeas corpus. A gente trabalhou com você naquela oficina alguns poucos que são na maioria das vezes acabam se repetindo muito das operações e dos habeas corpus que nós fizemos.


[00:34:31] A ideia de criar um formato e de algumas linhas do tempo de algumas explicações e de utilizar a técnica do visual LOL por exemplo logo no início da peça para fazer um resumo dos principais argumentos que estão sendo colocados aqui naquele habeas que são técnicas que são ferramentas que você vai poder na verdade acaba repetindo mais de uma vez. Logicamente que fazendo as adaptações mas como a Brenda colocou a utilização do design que exige uma maturação. Não adianta querer aplicar de uma hora para a outra da noite o dia não é assim que funciona.


[00:35:11] Eu acho que o principal também você percebeu quando profissional do Direito que não é apenas uma peça colorida diferente com instrumentos que vai chamar atenção do juiz. Acima de tudo uma estratégia de comunicação uma estratégia de comunicação que passa por entender que o usuário daquilo do primeiro ponto.


[00:35:36] Segundo ponto o ponto é a informação mais relevante ou as informações mais relevantes que você quer passar o seu interlocutor e entender o momento em que ele vai fazer uso daquele documento. Nós tivemos a falha ainda há pouco para você memorial que nós recentemente preparamos para um julgamento no Conselho de classe. E qual foi a estratégia que nós estabelecemos o relator do processo o revisor. Com certeza vou ter tempo para ler o processo com mais dedicação mais os demais jogadores em um julgamento que é composto por mais de 15 membros do conselho. E na maioria das vezes eles têm contato com aquele processo. No dia da sessão. Então você tem que fazer um documento no máximo de 10 12 páginas com uma linguagem bem bem fácil e com as ferramentas para que eles em pouco tempo consigam entender as teses principais que estão sendo expostas no processo. Entender ou seja entender aquele momento onde aquele documento também vai ser utilizado eu acho que são é um ponto importante não só entendeu o usuário não só entende as informações relevantes mas entender em que momento aquele documento.


[00:36:57] O teste o que vai estar acontecendo. Qual é o meio ou o texto. é essa a estratégia que você falou muito bem muito bem antes da construção da peça propriamente dito.


[00:37:14] Disse mosaico


[00:37:17] Nossa que coisa linda de se ver porque é resultado.


[00:37:29] Parabéns mesmo. Muito gratificante muito bonito ver esse crescendo.


[00:37:40] Sabe Deus mais vocês vão fazer brilhar na leitura de nosso primeiro contato com esse tema.


[00:37:52] Falo assim de coração aberto tudo o que você compartilhou até o material que você compartilha nas suas redes sociais são leituras que nos fazem amadurecer toda essa vivência. A gente tem chegado aqui alguns anos depois de ter sido picados por esse mosquito. Como eu falei mais cedo. é uma jornada que a gente deve muito aos nossos turistas.


[00:38:20] Também quero te agradecer.


[00:38:22] E hoje nós temos essa ferramenta muito utilizada que institui com certeza tem um culpado nisso aí você se sente uma Deus gente muito obrigada.


[00:38:38] Parabéns. Parabéns por puxar esse movimento.


[00:38:41] Eu faço questão de mostrar trabalhos para as pessoas entenderem que é possível em vários tipos de advocacia desde que você seja um advogado tecnicamente muito competente conheça a matéria e esteja disposto a olhar o usuário ao contexto. Trabalhar com sua equipe arregaçar manga e colher aí tudo. Todo esse benefício é essa nova forma de praticar o direito.


[00:39:15] Brenda Belmiro muito obrigada a um beijo enorme e obrigada beijo grande para você também.


O que isso tem a ver com o direito?

Algumas sacadas que você pode usar na sua prática diária
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