Direito & Design
O PODCAST DE LEGAL DESIGN
NOTAS DO EPISÓDIO
Temporada
2
Episódio #
13

Aplicar o design no direito ou ser um legal designer?

Nem todo mundo que cozinha é cozinheiro. Nem todo mundo que pinta é pintor. Nem todo mundo que aplica o legal design é legal designer. Existe uma diferença entre usar o design no direito e fazer disso a sua profissão. Nem todo mundo quer ser legal designer. Muitos operadores do direito querem apenas aprender algumas técnicas de design para usar nas áreas do direito em que atuam. Aliás a maioria das pessoas que busca o legal design quer justamente isso. Aumentar a eficiência das soluções que entrega. Por outro lado, existem pessoas que querem seguir a carreira de legal designer. O que já é possível em alguns países como Finlândia, França e Estados Unidos. E aos poucos está se tornando uma realidade no Brasil. Se você quer ser legal designer vai precisar de uma formação mista em direito e design. E para isso vai precisar sair da "caixinha" do direito. Legal design não é uma área do direito, é multidisciplinar e complementar. Não importa qual o seu objetivo. Se você decidiu colocar o design no seu "legal" comece entendendo para que você precisa disso. O que você quer melhorar? Experimente e deixe o processo de design te dar as respostas. No seu tempo, dentro das suas habilidades. Você vai descobrir como o design pode contribuir para a sua atuação jurídica e para a sua carreira.

Sumário

Introdução

[00:00:10] Olá aqui é a AnaHoltz e esse é o Direito & Design, o podcast de Legal Design que andou sumido por uns tempos mas agora está de volta. Sim. Desculpem o meu silêncio mas é que eu estava tentando dar conta de muito barulho em outros lugares. Muita tela, muita interação digital.... com essa história de pandemia - ficoupesado e eu acabei deixando o podcast de lado. Acabei usando as minhas horaslivres para olhar mais para o céu e botar os pés na terra. Ler um livro empapel - sabe esses luxos? E essa minha paixão aqui ficou de lado porque opodcast para mim é uma paixão é um hobby. Um lugar onde eu falo do que eu gosteacredito com pessoas que também gostam acreditam e querem saber mais. Só que agente não dá conta de fazer tudo o que gosta, e a vida virou do avesso noúltimo ano. Eu que precisava viajar para muitas cidades diferentes de repentefincar o pé dentro de casa e viajei no digital com alunos de vários lugares doBrasil e até do mundo. E finalmente também realizei um sonho ter o meu própriocurso: a Oficina Direito & Design. Eu sofri horrores pra aprender a gravarvídeo das aulas. Sou travada com câmera né?!  Por isso que eu gosto tanto de podcast. Aquieu não preciso cuidar da Luz, fazer maquiagem,... é passar o texto e gravar.Então toda essa saga até me acostumar a gravar vídeos deu uma gastura. Masagora já me acostumei e tenho a melhor parte que é estar com os alunos.

 

[00:01:48] A gentediscute projetos tem a mentoria também e aí eu percebo dois grupos diferentes:alunos que estão aprendendo para aplicar na sua especialidade jurídica e alunosque querem se aprofundar mais e experimentar uma carreira de legal designer.Ana mas tem campo de trabalho pra isso? Olha está começando aqui no Brasil. Bemde leve mas lá fora já é uma realidade e é sobre isso que eu quero falar hoje.O que eu vejo aqui no Brasil é que o legal design dá uma turbinada na carreiradas pessoas. Seja como for, seja para quem quer aplicar na sua área do Direitoou para quem quer ser legal designer; mas são duas realidades diferentes. Porqueao se conectar com esse conhecimento, essa abordagem a pessoa começa a criarsoluções diferentes e acaba se destacando no mercado, torna-se um profissionaldiferente dos outros. E tudo isso está acontecendo muito rápido. Olha, quandoeu comecei esse podcast aqui lá no final de 2019 pouca gente sabia o que eraesse tal de legal design. Na verdade eu fiz o podcast justamente para explicaro que era. Quando eu dizia o que eu fazia eu ouvia... a Ana você faz logo paraescritório faz papel timbrado decoração de ambiente jurídico mas a coisa andoutão rápido que hoje já tem muitos profissionais, estúdios projetos tanto nosetor público quanto no privado. E, hoje as pessoas me procuram para falarsobre a carreira e o interesse por cursos aumenta a cada dia mais.

 

[00:03:36] Não importa aidade. E enquanto alguns querem aplicar no seu nicho direito tributáriotrabalhista penal por exemplo outros querem migrar definitivamente e ser legaldesigner. Então vamos lá: pra falar de esse assunto primeiro eu quero falar dosprofissionais do Direito que querem aplicar o design na sua especialidadejurídica. E aí como eu disse não importa em que nicho esse profissional atuepode ser um advogado de família promotor de Justiça uma juíza, um perito judicial, um especialista em propriedadeintelectual não importa. O legal design pode ser aplicado em qualquer área doDireito. E é justamente o especialista que vai descobrir onde e como aplicar. Essapessoa que já domina o “legal” vai buscar as técnicas de “design” para melhoraros serviços e a informação jurídica para os seus usuários. E o que dentro dodesign essa pessoa precisa estudar? Aquilo que vai servir para melhorar os seusserviços. O design é uma disciplina ampla com várias técnicas e metodologia.Mas eu começaria pelo design centrado no usuário, o design da informação e odesign de serviços. Mas, tudo depende do problema que esse profissional precisaresolver. Porque ninguém usa o design só por usar, porque é moda ou porque estátodo mundo fazendo.

 

[00:05:08] Design servepara promover melhorias, ajudar as pessoas a cumprirem tarefas, resolverproblemas. Se você é um profissional do Direito e quer levar o design para oseu nicho pergunte-se antes: por que eu quero fazer isso? O que eu queromelhorar? Pode ser um contrato, pode ser uma jornada de atendimento ao clientepode ser uma petição um programa de compliance o céu é o limite. Eu tenhoalunos de tantos nichos diferentes. Olha, eu tenho uma aluna que estámelhorando documentos veterinários. Ela trabalha com Direito Animal. Váriosalunos que são especialistas em proteção de dados e estão melhorando avisos deprivacidade ou políticas materiais de treinamento para engajar mais oscolaboradores. Outros são servidores públicos e precisam criar pareceresinformativos claros para quem não entende textos jurídicos. Enfim, a lista égigantesca e todos os dias eu descubro um novo nicho e uma aplicação. Se esse éo seu caso entenda o problema que você quer resolver e busque o design focadona resolução desse problema. Você vai atingir o seu objetivo e aprender algonovo. Aprender Design é sair do mundo jurídico e explorar uma disciplinatotalmente diferente. Legal Design não é uma área do Direito. É o casamentoentre duas disciplinas: direito e design. Uma não está acima da outra nemdentro da outra. O design não quer mudar o direito material. O design pode serusado para melhorar a entrega de produtos e serviços jurídicos. Da mesma formao Direito não precisa reinventar o design.

 

[00:06:58] O design estáaí com suas técnicas há bastante tempo. Às vezes eu vejo alguém no Direitoquerendo reinventar a roda no design. Não precisa. Cuidado! Cada um no seuquadrado. Então se você for colocar o design na sua prática jurídica vá atrásde boas técnicas. Você não precisa fazer uma faculdade de design nem contratarum design profissional. Só precisa aprender as técnicas que vão te ajudar amelhorar os seus serviços produtos e informações. O que você precisa melhorar.Isso não vai te tornar um legal designer profissional, mas sim um advogado, umajuíza, um promotor um servidor público que usa o legal design; e ganhaeficiência e destaque no mercado com isso. Agora, se você é da área jurídica equer trabalhar como legal designer a situação é outra. Você vai trabalhar todosos dias com o legal design e vai resolver diferentes tipos de problemas para osseus clientes. O que você precisa estudar então? Direito e design. O ideal éque você faça uma formação sólida em design graduação ou pós graduação. Porquevocê vai precisar de uma visão ampla do design e de preferência trabalhar comoutros designers. Por que? Porque quando um cliente trouxer um problema vocêvai saber onde buscar a resposta.

 

[00:08:32] Eu não disseque você vai saber a resposta certa. Eu disse que você vai saber onde procurara resposta. Como legal designer você vai enfrentar diferentes tipos de desafios:repensar serviços, plataformas, sistemas, equipes e documentos de todos ostipos. Você vai precisar de uma visão ampla e sempre atualizada do design parase servir das metodologias e se conectar com outros profissionais que vão atuarno projeto porque é multidisciplinar. E não tem receita pronta. Não é só lendolivros estudando teoria que você vai aprender. É colocando a mão em projetosreais e principalmente convivendo trabalhando junto com outros designers. Omundo jurídico não vai te dar essa formação. Legal design não é uma área doDireito. Vou repetir. Legal design não é uma área do direito. Também não é umaárea do design. É a junção de duas disciplinas: Direito & Design. E o legaldesigner é um especialista em direito e design; nas duas coisas. Não é umadvogado que é entusiasta do design. Não. É um profissional do design. Vocêentende a diferença? E esse legal designer ou essa legal designer pode sertambém especialista em algo do direito como compliance, direito do trabalho,tributário... mas não vai conseguir ser especialista em todas as áreas dodireito. Então, normalmente vai trabalhar com algum especialista jurídico. Euvou dar um exemplo: no meu caso. Eu tenho experiência em contratos e compliancemas sei muito pouco de penal, previdenciário e família.

 

[00:10:27] Então quandoeu pego um projeto nessas áreas eu trabalho ao lado do especialista nessa área.Ou seja, é uma atuação diferente. O importante é que o legal designer conheça abase do direito e em algumas matérias como contrato e Processo Civil. Porque éimpossível redesenhar um contrato sem saber teoria geral dos contratos. Assimcomo não dá para redesenhar uma petição sem saber processo civil ou ter tidouma experiência mínima em contencioso. Então, se você está na faculdade e pensaem atuar como legal designer continua estudando. Faça os seus estágiosjurídicos e descubra do que você gosta mais no direito. E vá buscar também asua formação em design. Aos poucos. Comece com os cursos rápidos aproxime-se dequem já está na área e tenha consciência de que se você escolher esse caminhovocê vai precisar sair da caixinha do direito e investir na carreira dedesigner. Mas, vá aos poucos. Pra você saber se é isso mesmo que você quer. Vádescobrindo o design e se descobrindo também. Uma vez eu ouvi que o segredoestá no equilíbrio entre o que a gente gosta de fazer e o que a gente faz bem.Então, pare e pense: no trabalho - o que você gosta de fazer? E o que dizem quevocê faz bem? E o que dentro do legal design você faz de melhor?

 

[00:12:06] É isso quevocê vai descobrir porque pode ser pesquisa, pode ser design gráfico, ou quemsabe você se identifique com as jornadas, webdesign. Pode ser que você seja umespecialista em UX Writing no futuro, ou na produção de vídeos. São muitaspossibilidades e é por isso que você precisa ir devagar e experimentar. Se vocêquer ser legal designer. É por isso que não é bom reproduzir o que funcionoucom outras pessoas. As suas habilidades e limitações são únicas. O seu caminhotambém. E não é um caminho reto, tem muitas curvas e possibilidades. E essa é agraça. Quanto mais você mergulhar e explorar o design, mais possibilidades vocêvai descobrir. Bom para resumir: não importa se você quer ser um legal designerprofissional ou se você quer apenas aplicar o legal design na sua área deatuação. Comece experimentando. E tenha sempre em mente o que você quermelhorar com o design. E se você quiser me contar a sua história como legal designerentra lá no anaholtz.com.br e tem todos os canais para a gente conversar. Essefoi um episódio curtinho para marcar a minha volta e a volta do podcast e tedizer também que tem outros episódios já gravados com muita novidade chegandopor aí. Eu vou ficando por aqui e lembre-se: ESTUDE, PRATIQUE, DIVIRTA-SE E CONTECOMIGO.

 

O que isso tem a ver com o direito?

Algumas sacadas que você pode usar na sua prática diária
No items found.

Neste episódio:

Links interessantes

Onde ouvir

Acompanhe os nossos episódios nos aplicativos abaixo:

Participe

Mande suas idéias, imagens ou viagens sobre este episódio para contato@anaholtz.com.br
'"