O curso ensina a unir prática jurídica e fundamentos de design para criar documentos eficientes. Um parecer que orienta, uma petição cujo pedido é acolhido, um contrato que as pessoas compreedem e assinam.
Precisa ser colorido, ter imagens e QR Code? Só se trouxer eficiência. E como a gente descobre? Unindo experiência jurídica com abordagem de design.
Criei os primeiros cursos de legal design e visual law no Brasil e venho acompanhando profissionais do direito em projetos e mentorias. A Oficina nasceu da vontade de ensinar de um jeito prático o que levei anos para aprender em projetos e pesquisas. Unindo a minha vivência em direito empresarial, processual, contratual e design.
E por que se chama Oficina Direito & Design? Porque é um curso prático que ensina a aplicar o design no direito. Porque estamos no Brasil e falamos português. Se queremos descomplicar o direito precisamos começar dentro de casa.
No curso você vai aprender o que existe por trás da escolha dos gráficos, cores e fontes. Vou te ensinar a pensar como um designer. Você vai entender porque copiar modelos e layouts prejudica o seu documento. Vai aprender a usar o design na sua área de especialidade. No seu tempo, do seu jeito. Não tem receita pronta.
E por que um curso focado na informação jurídica? A informação é a matéria prima do direito e também é serviço. É impossível prestar bons serviços sem uma boa comunicação: clara, eficiente e organizada.
A Oficina ajudou a Andrea a fazer as pazes com o direito. Ela descobriu que pode ser uma profissional plural. As "várias Andreas" podem coexistir sem ficar escondidas no seu trabalho como advogada.
O design também fez diferença na hora de ser contratada. A nova empresa queria um profissional que dominasse as técnicas de legal design e visual law.
Para Jessica a Oficina Direito & Design foi transformadora. Uma mudança de mentalidade que ela fez questão de compartilhar com todo o time da Br Malls. Com os advogados e a área de compliance. Para ela, o aprendizado tem tudo a ver com o jurídico que é focado em negócios. Em encontrar soluções simples.
Jessie vem aplicando os ensinamentos em documentos internos do TJSP. Ela acredita que para colocar em prática uma comunicação eficiente é preciso mudar a forma de pensar. E a Oficina ensina isso.
“A Ana não te ensina apenas o que é e como fazer. Ela te ensina a pensar.”
Para o sócio do Clodomir Araújo Advogados a aplicação do Visual Law foi ganhando corpo à medida que a equipe via os resultados. Ele conta da cliente que ficou impressionada com a clareza de uma defesa.
Fala também das frentes em que o escritório vem aplicando as técnicas aprendidas na Oficina Direito & Design.
Beatriz conta que o aprendizado da Oficina refletiu tanto na sua vida pessoal quanto profissional. Ela atua em direito médico. Uma das aplicações de sucesso foi nos documentos de uma clínica de reprodução assistida. O aprendizado da Oficina levaram clareza e segurança. Um ganho tanto para os pacientes quanto para os donos da clínica - seus clientes -que ja encomendaram outros trabalhos.
Estágio combina muito com visual law. Rafael é apaixonado por inovação e buscava um escritório onde pudesse estagiar fazendo o que gosta. A Oficina Direito & Design foi um destaque em seu currículo, ele teve várias propostas e pôde escolher um escritório que se encaixa em seu perfil. “Fez muita diferença nas entrevistas. Porque onde eu ia as pessoas perguntavam do curso, as pessoas perguntavam é… o que eu aprendi e tudo mais.
A Oficina Direito & Design aprimorou as noções de contrato e mapas visuais que a Elseana já possuía. Ela atua em direito digital e os conhecimentos vem sendo usados em propostas e documentos de proteção de dados. O visual law veio complementar a sua experiência jurídica de várias décadas. Um casamento perfeito.
Ao transformar uma petição importante, Fernanda e sua equipe perceberam o papel estratégico das técnicas aprendidas na Oficina. Hoje todos os documentos do escritório recebem as técnicas que garantem objetividade e resultado para os clientes. “Tá todo mundo muito empolgado aplicando essas técnicas porque a diferença é muito grande. Vale a pena.”
Rui é um advogado que busca estar atualizado e se aprimorar. Para ele a Oficina Direito & Design é fundamental para estar em sintonia com o Direito 4.0
“Foi uma experiência é gratificante. Eu aprendi bastante. Aprimorei aquilo que eu já vinha praticando, aplicando minhas peças do direito, que agora a gente está vivendo o direito 4,0 e quem não se aprimorar vai ficar pra trás.”
Brenda fala sobre a absolvição de uma cliente, um caso de aplicação de visual law em memoriais. A defesa foi construída pela equipe durante as mentorias. “No agravo de instrumento, nós conseguimos desbloquear parcialmente os bens dela e depois, na ação no primeiro grau, a usamos em memoriais que foram despachados com o Ministério Público. Na sexta feira veio o resultado tão positivo da sentença de absolvição.”
Ana é obcecada por entender os usuários. Sua especialidade é aplicar a abordagem do design na prática jurídica diária, pois acredita que o direito complicado, como vem sendo ensinado e praticado, não cabe mais no mundo de hoje.
Após mais de 20 anos de experiência na gestão de departamentos jurídicos de empresas multinacionais, seu objetivo atual é ensinar profissinais do direito a se destacar através de documentos mais simples, claros e eficientes.